Projeto de mapeamento cultural de Campo Largo inicia nesta quinta-feira

imagemcriacidadecapaUm mapa da cultura de Campo Largo feito através do olhar do morador local a partir de ferramentas digitais em software livre e das artes visuais. Esta é a proposta do projeto Criacidade – Ocupação Cartográfica, ganhador do edital LabCEUS do Ministério da Cultura, que inicia neste mês no Centro de Artes e Esportes Unificados do Jardim Meliane, o CEU Meliane.

A primeira atividade do projeto será o lançamento do Criacidade, que acontece nesta quinta-feira, dia 12, às 14h, no CEU. Neste encontro, comunidade, agentes culturais e entidades governamentais e não governamentais do município conhecerão melhor a iniciativa e serão convidados a participar através das inscrições, que já estão abertas e podem ser feitas neste link (http://migre.me/oXSWn) ou pelo [email protected].

Participação da comunidade
Segundo o coordenador do projeto, João Paulo Mehl, o Criacidade “propõe uma ocupação do CEU Meliane com a finalidade de empoderar a comunidade para que esta cartografe manifestações, agentes e equipamentos culturais do município. O que se pretende é fazer com que o cidadão e a cidadã enxergue o mosaico cultural da região, como atores, produtores, teatros, pontos de cultura, terreiros, remanescentes quilombolas, benzedeiras, comunidades faxinalenses, etc.”

“O objetivo do projeto é mapear a cultura de Campo Largo, no seu mais amplo conceito, a partir do olhar das pessoas que vivem neste lugar, é construir uma narrativa de terrítório usando tecnologias livres e artes visuais. Ocuparemos o CEU Meliane para realizar os encontros como foma de o morador perceber que aquele espaço também é dele”, explica Thalita Sejanes, coordenadora pedagógica do Criacidade.

Transparência
O projeto já inicia com uma política de transparência que garanta que participantes, comunidade local, Ministério da Cultura e demais interessados tenham acesso a toda e qualquer informação sobre o Criacidade, como as atas das reuniões da equipe, fluxo financeiro e relatórios das oficinas. Também serão disponibilizados no decorrer das ações ferramentas de participação, de modo que a comunidade possa intervir diretamente sobre os rumos do projeto.

Criando a cidade
O Criacidade acontecerá durante sete encontros no CEU Meliane e uma exposição final dos mapas desenhados pelos participantes e do mapa digital da cultura campolarguense. Durante as oficinas os participantes vão debater sobre cultura e mapeamento passando por seus aspectos sociais e políticos, além de deixar a imaginação rolar solta na prática livre de desenhos de mapa.

A programação conta ainda com visitas a espaços culturais da cidade e a pessoas que promovem a cultura do município. Com isso serão geradas informações que alimentarão o mapa digital, disponível em http://criacidade.redelivre.org.br/, que terá também como objetivo apoiar o cumprimento das metas do plano nacional e do sistema nacional de cultura, através da integração ao SNIIC, o Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais.

Serviço
O que: Lançamento do projeto Criacidade – Ocupação Cartográfica
Quando: Quinta-feira, dia 12 de março, às 14h
Local: CEU Meniali – R. Prof. Ovidio Jorge Nogueira, 41, Campo Largo
Informações: 41-30774163 com Ana Paula Salamon
| [email protected] | http://criacidade.redelivre.org.br/

Um comentário sobre “Projeto de mapeamento cultural de Campo Largo inicia nesta quinta-feira

  1. Pingback: Projeto de mapeamento cultural de Campo Largo inicia nesta quinta-feira | LabCEUs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 3 =