Museu Histórico de Campo Largo

2015-05-15 15.39.30Nome: Museu Histórico de Campo Largo

Área de atuação: Museu

Atividades artísticas/culturais: O prédio onde hoje encontra-se o Museu existe desde 1911 e é considerado patrimônio histórico municipal. O prédio foi construído em 1911, inicialmente para atender às necessidades educativas do município, abrigando o Grupo Escolar Macedo Soares, nome dado em homenagem ao 1º Juiz de Direito da Comarca, Dr. Antônio Joaquim de Macedo Soares. Em 1941 aconteceram reformas na edificação e, em 1942, passou a ser o Fórum Municipal, permanecendo até 1984. Após este período, até 2001, abrigou alguns departamentos da Prefeitura Municipal.

Novas restaurações foram feitas, quando em agosto de 2003, o prédio foi oficializado como Museu Histórico de Campo Largo. A implantação do Museu surgiu devido ao crescimento demográfico do município, e por ainda não haver um local apropriado e específico relacionado à história cultural do mesmo.

Por isso, conversando com pessoas da comunidade, e percebendo que algumas famílias tradicionais e moradoras da cidade possuíam ainda em suas residências muitos objetos de grande valor histórico, os quais gostariam de ver expostos, despertou-se então o interesse em preservar a memória do município através da criação de um Museu Histórico.

Salas de exposições permanentes:

  • Sala Histórica de Campo Largo – Esta sala possui exposições referentes às fases relacionadas ao desenvolvimento econômico do município a partir do século XVIII (ciclo do ouro, erva-mate e tropeirismo). Também, são expostos objetos antigos que contam um pouco da história da imigração de diversas etnias em Campo Largo.
  • Sala da Louça – Campo Largo, com suas diversas indústrias, transformou-se no principal polo de cerâmica, louça e porcelana do país. Por isso, é conhecida nacionalmente como a “”Capital da Louça””.
  • Corredor central – Possui uma galeria de fotos dos prefeitos da cidade, relatando a história política de Campo Largo, que após a sua emancipação em 23 de fevereiro de 1871, começou a ganhar destaque no cenário social, econômico, político e cultural do Paraná. Também conta com uma exposição referente ao futebol campolarguense, que iniciou oficialmente suas disputas a partir de 1948, conquistando vários títulos.
  • Sala dos Expedicionários – Homenagem aos soldados campolarguenses que participaram da 2ª Guerra Mundial

Salas de exposições temporárias:
Estas salas encontram-se disponíveis para a realização de exposições e mostras periódicas. É uma oportunidade para que os artistas locais e também de outras localidades possam divulgar e apresentar seus trabalhos ao público, proporcionando aos visitantes o conhecimento e a valorização da cultura de um povo, transformando-os em indivíduos mais críticos e sensíveis mediante a apreciação de um fato histórico ou artístico.

Horário de Visitas: De terça a sexta-feita: das 9h às 17h. Sábados: das 10h às 15h

Email: [email protected]

Telefone: (41) 3392-4501

Cidade: Campo Largo – PR

Conheça mais o trabalho do projetoBlog Cultura Campo Largo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 9 =