Pesquisa tecnológica e cultural

Tecnologia

A base tecnológica utilizada será a da Rede Livre (http://redelivre.org.br/), que faz uso da plataforma de gerenciamento de conteúdo WordPress. O WordPress é um software livre GPLv3 que oferece uma framework bastante completa para o gerenciamento de unidades de informação. A Rede Livre consiste na reunião de tipos dispersos de informação. Utilizamos o WordPress como elemento agregador dessas unidades, criando interfaces simples, intuitivas e replicáveis.

A proposta visa contribuir na organização e desenvolvivmento de uma coleção de plugins e temas licenciados em GPL, que permitam oferecer os recursos necessários com uma tecnologia acessível, barata e de desempenho consistente. Os Plugins e Temas para WordPress utilizam linguagens web populares como HTML5, PHP, CSS3, jQuery, etc. e são desenvolvidos respeitando os respectivos padrões estabelecidos pela W3C.

Agregado a isto, a a Rede Livre possui parceria com organizações e empresas como HackLab, Ethymos, WidgiLabs, Eté Design, LabMacambira, Instituto Mutirão, Coletivo Soylocoporti, Rede Fora do Eixo, Nina Griô e Laboratório de Cultura Digital UFPR para a gestão e desenvolvimento do sistema, garantindo com isto a ampliação da equipe permanente de desenvolvimento e permitindo inclusive o lançamento de versões em outras linguagens de programação.

Nossa proposta de trabalho consiste em fortalecer o desenvolvimento de soluções livres, desde as metodologias e informações, até o código fonte – que será todo licenciado em GPL. O desenvolvimento de ferramentas e metodologias inovadoras de colaboração e deliberação online incluídas neste projeto serão depositadas como Patentes de Domínio Público, se for o caso. Esta opção se dá pela compreensão do projeto como um produto visando a larga apropriação social cujo objetivo é intensificar as formas de participação e atuação na sociedade. Quanto mais pessoas e colaboradores puderem utilizar nossos sistemas e metodologias, mais sucesso terá nosso projeto, pois teremos um conjunto de organizações contribuindo para o avanço dos objetivos comuns.

Todos os dados não individuais e públicos agregados pelas ferramentas, serão disponibilizados sob a licença Creative Commons BY SA. Os dados de pessoas ou institucionais de interesse público, assim como os produtos e informações publicados na ferramenta pelos usuários, também deverão ser disponibilizados, mas será permitido aos usuários definir licenças de sua escolha, desde que  permitam, no mínimo, livre acesso e distribuição, sem a necessidade de pagamentos.

Cultural

Já a metodologia social estabelecida para o trabalho baseia-se no estabelecimento de um processo investigativo e criativo, ou seja, o tratamento de dados como um recorte inventivo de realidade, permitindo espaço para outras tantas iniciativas possíveis.

Da lógica das comunidades em rede ao trabalho coletivo –  colocando os participantes responsáveis pelo desenvolvimento, e os proponentes do projeto como facilitadores no processo, em primeira e última instância,  pedagógico. Haja vista que, a intenção de estimular a criação de mapas ‘inventados’, permite a reflexão acerca de conceitos essenciais –  vida, cidade, trabalho –  e suas transformações na contemporaneidade.